A minha primeira casa tinha uma cozinha muito pequenina. E uma mesa proporcional.
Quando me mudei para a minha casa actual, deparei-me com um problema. Esta mesa ficava a boiar na minha nova cozinha. Alerta “oportunidade para inventar”, activado. Yey
Eu sempre quis ter uma mesa de madeira rústica, mas as que encontrava à venda eram sempre muito caras. Então fiz alguma pesquisa e deparei-me com a febre das mesas de madeira DIY. E foi imediato, era óbvio que eu ía ter de transformar a minha mesa.
Então, era esse o desafio:
Reciclar a mesa da cozinha com um novo tampo de madeira rústico, mas aproveitando toda a sua estrutura original.
Material necessário: tábua grande quadrada – na medida pretendida, várias ripas de madeira, verniz mate - de diferentes tonalidades para dar o aspecto rústico, tinta preta para metal - para reciclar também os pés da mesa, reparador de madeira – para corrigir e tapar as imperfeições, quatro ripas estreitas para fazer os acabamentos laterais – uma para cada lado, pregos e cola branca para colar o tampo novo ao tampo antigo.
+ O primeiro passo foi pintar os pés da mesa com a tinta preta para metal e deixar secar. Esta tinta pode demorar muito tempo a secar, por isso é importante começar por aqui.
+ Depois, fui passando os vários tons de verniz, intercalados, pelas ripas de madeira ( que juntas devem ser da dimensão do tampo quadrado). Deixei secar e voltei a passar os vernizes – dei cerca de 3 de mão, para escurecer mais a madeira.
+ Assim que o verniz ficou completamente seco, com cola branca para madeira, colei as ripas à placa de madeira quadrada.
Eu e os meus ajudantes engenhocas, colámos e pregámos o tampo à mesa antiga e depois só tivemos que fazer os acabamentos laterais com outras ripas de madeira.
As imperfeições e os espacinhos entre madeiras foram tapados e disfarçados com um reparador de madeira, que se encontra facilmente em qualquer loja que venda madeiras.
Estou muito contente com a minha nova mesa velha. Mudou completamente o ambiente da cozinha e fiquei com espaço para 6 pessoas (apertadinhas) poderem jantar .
Joana.