pedra papel tesoura

Search




mousse de castanhas com romã

6a017d410a1b2b970c019b023bce43970b-800wi
Vi uma receita parecida a esta aqui e pareceu-me tão bem que resolvi testar.
Como não encontrei puré de castanhas já feito à venda, tratei de inventar e fazer eu mesma o puré.

INGREDIENTES:

- 4 folhas de gelatina 
- Leite
- Margarina
- 1 embalagem de 500g de castanhas congeladas  
- 1 lata de leite condensado
- 4 claras 
- 1 romã
2013-11-30 13.22.05
Primeiro temos que colocar as folhas de gelatina de molho em água fria. 
Para descongelar as castanhas, devemos colocá-las de molho (ainda dentro da embalagem) em água quente. Depois de estarem descongeladas, colocá-las em água a ferver até ficarem bem cozidas.2013-11-30 13.41.38Nesta fase basta escorrer as castanhas e fazer um puré (leite e margarina a gosto, até ficar com uma textura cremosa). 2013-11-30 14.05.31Para uma lata de leite condensado, coloquem 2 latas iguais de puré de castanhas e batam com uma batedeira eléctrica. 
Numa taça à parte, batam as claras em castelo. 
Depois disto tudo, é hora de irem espreitar a gelatina que ficou de molho em água fria, logo no principio. Escorram-na bem e coloquem a derreter no micro-ondas com uma colher de sopa de água quente. 
Juntem tudo (gelatina e leite condensado com castanhas) depois as claras, envolvendo tudo muito bem (mas sem bater).
Vai ao frigorífico cerca de duas horas e depois é só decorar com os baguinhos de romã.

Dica:
Os mais gulosos podem colocar só uma lata de puré de castanhas para uma lata de leite condensado :P Fica super doce, mas super delicioso!

Eu optei por aproveitar o restinho do puré de castanhas, temperei com sal e pimenta e servi como acompanhamento da perua do friedsgiving :)
2013-11-30 14.26.12

Quem não gosta de castanhas nem tente provar.
Mas para os fãs de castanhas, como eu, é uma receita que vale muito a pena experimentar!

joana

Posted at 03:02 PM in COOKIN | Permalink | Comments (0)

Tags: castanhas, Chestnut, desserts, mousse, puree, romã, sobremesas

| Reblog (0)

O brunch: eggs benedict

Eggs benedict#7Já há muito tempo que andava intrigada com os ovos benedict. Via os por todo o lado, em todos os brunchs e programas de culinária, mas nunca os tinha experimentado. Por isso este fim de semana decidi que era altura de mudar isso. E como não há nada melhor do que testar receitas novas... Decidi experimentar fazer os meus primeiros EGGS BENEDICT!Eggs benedict#1 Eggs benedict#2É uma das melhores receitas que já experimentei para o brunch, melhor só mesmo panquecas com fruta e mel (mas eu sou gulosa). Como nunca tinha provado os ovos benedict antes, procurei na internet como fazer o molho e encontrei esta receita:

  • 120g de manteiga
  • 2 gemas de ovo
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 colher de sopa de sumo de limão
  • sal e pimenta q. b.

Afinal até é bastante simples, basta derreter a manteiga.Eggs benedict#3 Eggs benedict#4Aquecer ligeiramente a água em banho-maria, adicionar as gemas sem parar de mexer. Assim que estejam bem misturadas adiciona-se a manteiga, o sumo de limão, o sal e a pimenta.Eggs benedict#5 Eggs benedict#6Depois podem acompanhar com o que preferirem. Como era para um brunch já bastante tardio optei por uma refeição mais composta, cogumelos no forno, espinafres salteados, bacon e claro, ovos escalfados. Gostei mesmo muito, foi pena o molho não ter ficado com a textura certa. Mas estava delicioso!Eggs benedict#8

Mafalda.

Posted at 10:41 AM in COOKIN | Permalink | Comments (0)

Tags: brunch, cooking, culinária, eggs benedict, ovos benedict

| Reblog (0)

Uma espécie de Canelones

Com a chegada da época natalícia, achei por bem começar (a tentar) comer coisas mais saudáveis.
Nesse espírito, tentei conciliar o meu gosto por canelones com o meu desgosto por verduras.
Assim saiu esta espécie de canelones!

O que vão precisar:
- placas de lasanha ou rolos de canelones;
- 1 embalagem de espinafres;
- 1 embalagem de queijo philadelphia (light!)
- cogumelos;
- algumas tiras de bacon;
- queijo ralado (mozzarella)Foto1
1. Cozam os espinafres, em água a ferver, durante 10/15m.
2. Deitem as placas de lasanha ou os rolos de canelones num recipiente com água quente e um fio de zeite, até ficarem maleáveis.
3. Pré-aqueçam o forno a 180º.
4. Depois de os espinafres estarem cozidos, triturem-nos e depois adicionem o queijo philadelphia.
Foto2
5. De seguida adicionem o bacon e os cogumelos cortados em pedaços.
2013-10-04 12.41.56
6. Coloquem o preparado na tira de lasanha e enrolem, ou coloquem no rolo de canelone com a ajuda de uma colher de chá.Foto 4Foto 5
7. Disponham num tabuleiro, coloquem o queijo ralado e levem ao forno. Foto 7
Estava muito bom, mas... ainda tenho que me adaptar às verduras!

 

Anita :)
 


Posted at 12:26 PM in COOKIN | Permalink | Comments (1)

Tags: canelones, canelonni, cheese, cream cheese, espinafres, philadelphia, queijo, spinach

| Reblog (0)

vinho quente com especiarias

14Como podem ver aqui adoramos especiarias, em todo o lado! Na comida, pela casa e até mesmo nas bebidas! Com o fim do calor tivémos que deixar para trás os mojitos e as sangrias e procurar novos sabores, mais quentinhos...
7Adoramos petiscos bem portugueses, queijinhos, chouriços e todo o género de pão, que infelizmente não ficam muito bem com chá de camomila. Por isso tivémos de descobrir uma solução. Encontrámos a receita original aqui que adaptámos um bocadinho, mas ficou perfeita!

Vão precisar de:
- 1 garrafa de vinho
- 1 laranja
- 5 paus de canela
- 15 cravinhos
- 4 estrelas de anis
- 4 colheres de sopa de açúçar amarelo

(dependendo de quantas pessoas tiverem convidado para experimentar a vossa nova especialidade basta multiplicarem estes ingredientes pelo número de garrafas de vinho que utilizarem)


8

9Partam as laranjas às rodelas e espetem os cravinho nos gomos, para ficar mais bonito, cerca de cinco por fatia.

Coloquem as rodelas de laranja com cravinho, os paus de canela e o anis numa panela de barro (esta parte é muito importante!) e despejem o vinho por cima.

Deixem cozinhar durante 25 minutos em lume brando e vão mexendo à medida que adicionam o açúcar.
12Depois é só encher os copos, deixar arrefecer um bocadinho e aproveitar para sentir o cheirinho delicioso das especiarias!
Não podíamos pedir nada melhor para um final de tarde à lareira! <3

Joana & Mafalda


Posted at 01:34 PM in COOKIN, LIVIN | Permalink | Comments (0)

Tags: amigos, especiarias, fireplace, friends, lareira, spices, vinho, wine

| Reblog (0)

brie à lareira

15Como parece que o frio já se decidiu instalar, este fim de semana decidimos rumar a norte e procurar o aconchego de uma lareira. Não há nada melhor do que entrar em casa completamente gelada e sentir aquele calorzinho e ouvir a lenha a estalar. O problema é que se torna muito difícil sair de perto da lareira... Por isso a única opção foi petiscar qualquer coisa ali mesmo!
1Por aqui adoramos s'mores, mas o problema é que marshmallows não é a goluseima mais consensual do mundo. Quando encontrámos esta receita de "s'mores" para crescidos não nos restou muitas dúvidas de que tinhamos de experimentar! Como a lareira/fogueira era parte essencial deste projecto, nem pensámos duas vezes e antes que alguém perguntasse o que estávamos a fazer já tinhamos pedaços de queijo espetados em pauzinhos e os braços enfiados na lareira.
13E a melhor parte é que é super simples, só precisam de:
-bolachas de água e sal
-queijo brie cortado em cubos
-compotas de frutas

Tivémos imensa sorte porque a mãe do Ferreira faz as melhores compotas que já provámos e deixou imensas lá em casa para que pudéssemos experimentar à vontade (a de marmelo foi a melhor coisa que já provei na vida!)
2Depois é só ter cuidado para não colocar o queijo em cima da chama e deixá-lo só aquecer sem que derreta e assim que atingir a textura certa têm de o colocar o mais depressa possível na bolacha, espalhar a compota que preferirem por cima e esmagarem tudo com a outra bolacha.
Picture2

6

É mesmo muito bom! Para acompanhar as bolachinhas experimentámos uma receita de vinho quente com especiarias que não podia ficar melhor... Mas falamos sobre isso para a próxima!

Espero que tenham gostado! Nós adorámos :)

Joana & Mafalda



Posted at 10:34 AM in COOKIN | Permalink | Comments (0)

| Reblog (0)

Queques de limão com sementes de papoila

Queques de limão com sementes de papoila#7Ou melhor, os melhores queques de limão do mundo! Para mim o outono e o inverno são as piores estações do ano para tentar fazer dieta... Não há nada como um dia cinzento, um bolo acabadinho de sair do forno e uma chávena de chá. Queques de limão com sementes de papoila#5Este fim de semana acordei a morrer de vontade de um bocadinho de inverno e então saltei da cama para a cozinha para preparar o melhor pequeno-almoço possível. Esta receita para além de maravilhosa, é super simples e rápida! Dá para 18 queques e fica pronto em pouco mais de 20 minutos, a sério... basta 10 minutos no forno!Queques de limão com sementes de papoila#1Vamos aos ingredientes:

1 + 1/2 chávenas de açúcar
4 ovos
1/2 chávena de óleo
sumo e raspa de um limão (grande)
1/2 chávena de leite
2 chávenas de farinha com fermento
1 colher de sopa de sementes de papoila

Comecem por bater os ovos com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado. Queques de limão com sementes de papoila#2Juntem o óleo, o sumo e a raspa de limão e batam até ficar bem misturado e em seguida adicionem o leite. Queques de limão com sementes de papoila#3Adicionem a farinha e por fim as sementes de papoila e envolvam sem bater. Queques de limão com sementes de papoila#4Depois é só dividir pelas forminhas e colocar no forno cerca de 10 minutos. Desculpem não saber temperaturas mas o meu forno é a gás, vou arriscar 180º.Queques de limão com sementes de papoila#8
Hummm, é TÃO bom! O problema é que desaparece em menos de nada!<3

Mafalda.

Posted at 08:57 AM in COOKIN | Permalink | Comments (3)

| Reblog (0)

banana bread

Afterlight (12)

BANANA BREAD - O melhor pequeno-almoço de inverno (ou o que fazer quando as bananas estão quase a apodrecer).

INGREDIENTES:

- 2 a 3 bananas maduras
- 2 chávenas de farinha
- 1 colher de chá de fermento
- 1 chavena de açúcar mascavado
- 1 colher de chá de canela
- 1 ovo
- 3/4 de chávena de leite
- 2 colheres de sopa de apple sauce
- sementes de papoila 

Afterlight (7)

Afterlight (8)

Afterlight (9)
Primeiro desfazem-se as bananas e misturam-se todos os ingredientes.
Unta-se a forma, coloca-se a massa e espalham-se as sementes de papoila por cima.

Afterlight (10)
Vai ao forno a 200ºC cerca de 25 minutos, et voilá.
Super rápido, light e nutritivo. 

Afterlight (11)

Já comi 3 fatias. 

 

Joana

Posted at 09:02 AM in COOKIN | Permalink | Comments (0)

| Reblog (0)

A saga Portobello continua!

Eu nunca gostei de "verduras", confesso.
Para mim a comida tem que ter condimento, ter sabor!

Há uns tempos, experimentei um acompanhamento de bróculos que eu nunca imagei que iria gostar e agora adoro (já vão perceber por quê).
Hoje para o meu almoço apetecia-me essa entrada de bróculos, mas decidi reformular e fazer do acompanhamento o prato principal!
Como não poderia deixar ser, usei os fiéis Portobello! 

Vão precisar de:

- Bróculos (2 ramos grandes);
- 2 dentes de alho;
- 1 embalagem de cogumelos Portobello pequenos;
- 1 embalagem de tomate-cherry;
- salsichão
- 1 pacote de molho béchamel;
- 1 embalagem de queijo ralado. 2013-10-04 12.22.54
Pré-aqueçam o forno a 180º.
Cozam os bróculos em água a ferver e com uma pitada de sal (cerca de 20/30 min).
Entretanto, num tabuleiro, coloquem os tomates-cherry (cortados em quartos) e alho picado, reguem com fio de azeite e polvilhem com manjericão seco. Levem ao forno durante 15 min.
2013-10-04 12.27.56
Retirem o tabuleiro do forno e esmaguem os tomates-cherry. Deixem repousar.
2013-10-04 12.45.06
Tendo a base, passamos para o recheio.
Lavem os cogumelos e retirem os pés. De seguida cortem em tiras.
2013-10-04 12.41.56
Numa frigideira, fritem os cogumelos juntamente com o salsichão, cortado em bocados (sem azeite!)
2013-10-04 12.49.43
Quando os bróculos estiverem prontos, adicionem ao preparado de tomate-cherry.
De seguida, juntem os cogumelos e  salsichão.
2013-10-04 12.58.54
No meu caso, sobraram bróculos, portanto coloquei mais uma camada.
De seguida, passamos para a cobertura!
Regamos o preparado com molho béchamel e polvilhamos com queijo ralado.
Vai ao forno a gratinar.
2013-10-04 13.22.29
Simplesmente delicioso!

Anita :)

Posted at 05:03 PM in COOKIN | Permalink | Comments (0)

Tags: brocolli, bróculos, béchamel, cogumelos, molho, mushrooms, portobello, sauce

| Reblog (0)

Biscoitos para os mais gulosos!

Agora os finais de tarde começam a ser bem fresquinhos e até já me começa a dar vontade de voltar à minha hora do chá.
No outro dia estava em casa e apeteceu-me um cházinho, mas faltava-me a guloseima para acompanhar.
Andei a vasculhar pelos armários da cozinha e encontrei bolachas de água e sal... Não era suficiente...
Continuei e encontrei chocolate preto.
Desafio: tentar fazer biscoitos!

Vão precisar (para cerca de 10 biscoitos):
- bolachas de água e sal;
- manteiga sem sal;
- açúcar amarelo (ou mascavado que resulta melhor, mas este não tinha)
- chocolate preto (para ralar).

Pré-aqueçam o forno a 180º.
Coloquem as bolachas sobre papel vegetal.DSC06956
Enquanto o forno aquece, vamos preparando o recheio.
Num tacho, juntem 2 colheres de sopa de manteiga e 3 colheres de sopa do açúcar e vão mexendo até o açúcar estar bem dissolvido e alcançar fervura.DSC06957
Deixem repousar uns minutos.
Depois, coloquem o recheio sobre as bolachas.DSC06959
DSC06960
De seguida, levem as bolachas ao forno durante 5-10 minutos (o suficiente para o recheio começar a borbulhar e as bolachas ficarem tostadas).
Retirem as bolachas do forno.
Para a cobertura, ralei o chocolate preto.DSC06970
DSC06971
Depois de ralado e derretido, partam os biscoitos como quiserem.DSC06982
Foi um fim de tarde viciante e delicioso!

Experimentem!

Anita :) 

Posted at 03:37 PM in COOKIN | Permalink | Comments (1)

Tags: biscoitos, chocolate, chá, cookies, tea

| Reblog (0)

Sobremesa Outonal

O Verão está quase no fim e para além de já precisarmos de um casaquinho para as noites frescas, também já gostamos de qualquer coisa que nos aqueça o estômago!
Há uns tempos que oiço falar de puré de pêra e queijo ricotta fresquinho como acompanhamento, e não me soava nada mal.
No entanto, decidi experimentar de outra maneira!

Vão precisar:
- pêras (as que quiserem, mas uma chega por pessoa);
- queijo ricotta;
- mel

Pré-aqueçam o forno a 180º.
Lavem as pêras, cortem-nas ao meio e retirem o "coração" com a ajuda de uma colher de sobremesa.
Sem Título2DSC06943Coloquem-nas numa travessa e levem a cozinhar no forno. Deixem 10 min e depois virem-nas durante mais 10 min.
Queremos que fiquem ligeiramente macias.
Retirem-nas do forno.
Com a ajuda de uma colher de sobremesa, recheiem o "coração" com queijo ricotta e reguem com mel.DSC06946DSC06947
É simplesmente delicioso!
Experimentem!

Anita :) 

 

Posted at 02:25 PM in COOKIN | Permalink | Comments (1)

Tags: cheese, fall dessert, honey, mel, pear, pêra, queijo, ricotta

| Reblog (0)

Next »

Archives

  • December 2013
  • November 2013
  • October 2013
  • September 2013
  • August 2013
  • July 2013
  • June 2013
  • May 2013
  • April 2013
  • March 2013

More...

Recent Posts

  • mousse de castanhas com romã
  • Friendsgiving!
  • DIY garland de folhas
  • pedra papel tesoura + a showroom
  • Saudades da neve
  • O brunch: eggs benedict
  • dia sim, dia sim
  • Uma espécie de Canelones
  • Um escritório novo
  • Mini pompons